PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA SOBRE A DISPONIBILIZAÇÃO DE VÍDEOS DE PEÇAS ANATÔMICAS COMO FORMA DE COMPLEMENTAR O APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

  • Francisco Renan Pontes Araújo Filho
  • Carolina da Silva Carvalho, Eladio Pessoa de Andrade Filho, José Anchieta Rodrigues Filho, Jesus Ribeiro de Morais
  • Daniel Hardy Melo

Resumo

INTRODUÇÃO: Com o advento da pandemia de COVID-19 surgiu a necessidade de alterar a metodologia de ensino nas universidades de modo a atender às recomendações sanitárias estabelecidas pelo Estado. Nesse contexto, os discentes do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus de Sobral, passaram a ter acesso reduzido ao laboratório de anatomia e, portanto, menos tempo disponível para o estudo das peças anatômicas. Nesse âmbito, adotou-se na universidade uma metodologia em que os monitores da disciplina de anatomia gravavam vídeos apontando as principais estruturas das peças disponíveis no laboratório e os disponibilizavam para os alunos por meio da plataforma Google Classroom. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar a efetividade dessa metodologia como forma de complementar o aprendizado de anatomia no período pandêmico. METODOLOGIA: A pesquisa foi direcionada aos alunos do 1º e 2º semestres do curso de Medicina da UFC Sobral. Nessa pesquisa, realizada em agosto de 2021, aplicou-se um questionário por meio da plataforma Google Forms composto por 5 questões de múltipla escolha acerca da metodologia adotada. O questionário contou com 68 respostas. RESULTADOS: Cerca de 95% dos entrevistados afirmaram que o tempo de acesso ao laboratório de anatomia durante a pandemia foi abaixo do que se poderia considerar ideal e 95% consideraram a metodologia de gravação de vídeos uma excelente ou boa alternativa para inteirar o aprendizado. Cem por cento dos estudantes indicaram que o acesso prévio aos vídeos contribuiu para um maior aproveitamento das aulas práticas presenciais de anatomia e 97% responderam que a metodologia adotada (práticas presencias associadas à disponibilização de vídeos) foi uma escolha acertada tendo em vista as condições sanitárias vigentes. CONCLUSÃO: A nova metodologia envolvendo a utilização de vídeos das peças anatômicas mostrou-se eficaz como forma de complementar o aprendizado de anatomia humana no contexto da pandemia.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência