PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COMO COMPLEMENTO ÀS MONITORIAS VOLTADAS À DENTÍSTICA
Resumo
INTRODUÇÃO: A participação de monitores na disciplina de Laboratório de Dentística é importante para o aprendizado tanto dos estudantes matriculados nesta disciplina, quanto dos alunos monitores, por melhorar o desempenho clínico discente devido ao aprofundamento do conhecimento teórico. Observa-se, portanto, que a implementação de recursos didáticos amplia o aprendizado teórico-prático discente. OBJETIVO: Dessa forma, o objetivo deste trabalho é de apresentar os recursos didáticos (podcasts e vídeos) produzidos por bolsistas vinculados ao Laboratório de Dentística. METODOLOGIA: O conteúdo do material complementar foi elaborado a partir das principais dúvidas dos estudantes observadas pelos monitores e professores da disciplina mencionada. Elencadas as principais dúvidas, houve a confecção dos roteiros, baseados em livros e em artigos científicos, ocorrendo, posteriormente, a produção de podcasts, utilizando o programa Audacity associado ao microfone Bm800, e de vídeos, utilizando os programas Adobe Premiere, Blender e Audacity. RESULTADOS: Foram confeccionados quatro podcasts com duração média de 10 minutos, nos quais foram realizadas gravações de monitores explicando conteúdos teóricos relacionados especificamente às dúvidas apresentadas pelos alunos. Os áudios foram postados no canal Podontocast, em diversas plataformas. Além dos podcasts, foram produzidos três vídeos possuindo em média 5 minutos cada, abordando assuntos de difícil compreensão quando explicados sem o auxílio de imagens. Os vídeos foram postados na plataforma online Youtube no canal Equipe de Dentística UFC-Sobral. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O material produzido serviu como complemento na formação de estudantes de Odontologia, melhorando o desempenho dos discentes nas práticas laboratoriais e, consequentemente, influenciando na redução de falhas em práticas futuras envolvendo procedimentos em Dentística em pacientes na Clínica Odontológica da UFC Sobral.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.