PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM ENDODONTIA LABORATORIAL E CLÍNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19.

Autores

  • Tainara Lemos Reynaldo
  • Silvana Jessica Carlos da Silva
  • Bruno Carvalho de Sousa

Resumo

A atividade de monitoria, inclusa nos pilares Ensino, Pesquisa e Extensão, permite ao monitor aprofundar seus conhecimentos e habilidades, cooperando com o docente em suas atividades de ensino, bem como auxiliando, mantendo e preparando equipamentos e instrumentos dos laboratórios utilizados pelos discentes durante o processo de aprendizagem de acordo com a solicitação programada pelo professor. Em meio ao cenário pandêmico atual, o distanciamento social requereu alterações no cronograma de atividades acadêmicas presenciais, consequentemente, disciplinas laboratoriais tiveram seus inícios adiados de forma programada. Diante disso, a atividade de monitoria visou previamente solicitar, conferir e organizar a montagem de 50 kits endodônticos fornecidos pela Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, aos alunos ingressantes na disciplina Laboratório de Endodontia. Este relato de experiência tem como objetivo descrever as vivências do monitor durante esse momento atípico, retratando a importância do planejamento e destacando a aplicabilidade de conhecimentos adquiridos diante da escolha e separação dos instrumentais endodônticos necessários para o início das atividades endodônticas laboratoriais. Este trabalho, portanto, é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir do ponto de vista do monitor inserido no Programa de Iniciação à Docência (PID) em endodontia laboratorial e clínica da graduação em Odontologia na Universidade Federal do Ceará – campus Sobral, previsto para ocorrer durante março de 2021 até dezembro de 2021. O PID possibilitou ao monitor vivenciar atividades de pesquisa, permanência regular em grupo de extensão, bem como maior familiarização e contato com instrumentais endodônticos, agregando conhecimentos e contribuindo para escolhas a serem feitas nos caminhos da pós graduação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência