Percepção dos acadêmicos de medicina do 4° semestre acerca do uso de vídeos para o estudo de semiotécnica

Autores

  • Amanda Gomes de Oliveira
  • Mikaelly Ancelmo Vasconcelos, Gleidson Souza da Ponte
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

A Semiologia Médica é definida pelo estudo dos sintomas e dos sinais clínicos, que tem como instrumento os achados da anamnese e do exame físico. Nesse sentido, a aprendizagem das manobras semiológicas é importante para a formação médica, tendo em vista que trata das técnicas para a execução correta do exame físico. No contexto dos avanços tecnológicos atuais, surgiu uma tendência de gravação de vídeos instrucionais sobre essas técnicas, os quais são disponibilizados nas redes sociais, como o YouTube. Assim, este estudo tem como objetivo analisar o emprego dos vídeos para o estudo de semiotécnica entre os acadêmicos de Medicina que estão cursando a disciplina de Semiologia Médica. Para isso, realizou-se uma pesquisa de opinião pública de caráter anônimo, a partir de um formulário eletrônico da plataforma Google Forms. Ao todo, foram realizadas 4 questões de múltipla escolha, tendo como grupo de interesse os acadêmicos do 4° semestre do curso de Medicina da UFC - campus Sobral. Ao todo, obteve-se 25 respostas ao formulário. Na questão “você utiliza vídeos para estudar as manobras do exame físico?”, 92% marcou "Sim", enquanto 8% afirmou que "Não". Em relação à pergunta “com qual frequência você os utiliza?” 8% marcou 1; 12%, 2; 36%, 3; 4%, 4 e 40%, 5 - sendo 1 “não uso” e 5 “sempre uso”. Já no questionamento "você assiste os vídeos antes das monitorias?", 60% afirmou que "sim", enquanto 40% marcou "não". Por fim, na questão “Assistir os vídeos antes das monitorias ajuda na sua aprendizagem?”, 60% afirmaram que “sim, ajuda”, 40% marcou “não assisto os vídeos antes da monitoria” e nenhum participante respondeu “não ajuda”. Diante disso, percebe-se que as ferramentas digitais são aliadas no processo de ensino-aprendizagem, trazendo benefícios aos acadêmicos no contexto da disciplina de Semiologia Médica. Nesse sentido, é importante incentivar o uso desses artefatos digitais em outras disciplinas do curso de Medicina, de modo a ensejar a formação médica dos estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência