Percepção dos discentes de medicina do 1º e do 2º semestres sobre as metodologias de ensino remoto, na monitoria de Fisiologia Humana.

Autores

  • Gabriel Mesquita de Medeiros
  • Patrícia Bezerra Gomes, Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar, Sarah Suellen Sena da Silva Siqueira, Vitória Araújo Gonçalves Ribeiro
  • Carla Thiciane Vasconcelos de Melo

Resumo

INTRODUÇÃO: Devido à pandemia de COVID-19, o ensino remoto se tornou a realidade da maioria dos estudantes e esse novo contexto gerou desafios ao processo de docência. No que se refere à realização de monitorias, várias metodologias foram empregadas para tentar superar os desafios e tornar esses momentos mais proveitosos e estimulantes, mas os resultados gerados por cada método não são equivalentes.OBJETIVOS: Analisar quais metodologias aplicadas à disciplina de Fisiologia Humana são as mais proveitosas e que mais estimulam os estudos, sob a óptica e desempenho dos próprios alunos.METODOLOGIA:Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, cuja abordagem é quantitativa. Aplicou-se um questionário, através da plataforma online “Google Forms”, com duas seções, sendo a primeira obrigatória e de múltipla escolha — para eleger qual a melhor metodologia, sendo opções: baseada em caso clínico, baseada em aplicação teórica e ou aula puramente expositiva — e a segunda, opcional, para justificar sua escolha ou dar sugestão de melhorias, tendo como principais sugestões a não aplicação de monitoria logo após a aula teórica ministrada pelo professor. A pesquisa, realizada no segundo semestre de 2021, contou com a participação de 41 alunos do curso de medicina dos dois primeiros semestres da UFC, Campus Sobral. RESULTADOS: A monitoria baseada na aplicação teórica do conteúdo, com resolução de questões, foi a mais benquista, com 51,2% dos alunos optando por essa metodologia. A aplicação prática do conteúdo, direcionada por casos clínicos, ficou como a segunda mais escolhida, com 41,5% e, a menos votada, foi aquela com aula puramente expositiva (7,3%).CONCLUSÃO: Metodologias que incluem o propósito daquilo que se estuda (aspectos práticos e teóricos) foram as que mais atraíram os alunos, provavelmente por não repetir a aula expositiva realizada pelo professor e por acrescentar uma nova razão de estudar determinado conteúdo, inclusive adicionando a experiência do monitor.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência