Pré-Cálculo e Cálculo I: Uma base primordial para cursos de Engenharias no Campus Sobral

Autores

  • Pedro Felipe Albuquerque Zeidam
  • Juan Carlos Oliveira de Medeiros

Resumo

Uma das grandes razões para os alunos terem dificuldade no Curso de Engenharia, ocorre pelo baixo desenvolvimento das estruturas cognitivas relacionadas à interpretação dos conteúdos de matemática básica. Nesse sentido, a monitoria de Pré-Cálculo e Cálculo I destaca-se devido ao apoio pedagógico que exerce por meio do qual o discente-monitor e o aluno assistido têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos, reforçar habilidades teórico-práticas e esclarecer dúvidas, sanando alguma limitação inerente à disciplina cursada. Assim, a monitoria acaba favorecendo a integração da teoria, onde cria-se um espaço propício para os questionamentos e revisão de conteúdos, técnicas e procedimentos de acordo com o plano de ensino. Por outro lado, a pandemia da COVID-19 deu início a um dos períodos mais complexos da história contemporânea, tanto em questões sanitárias quanto sociais, e não sendo diferente, a educação também foi afetada profundamente. No entanto, com o uso da tecnologia e o empenho da comunidade acadêmica, essa dificuldade foi relativamente atenuada. Nesse contexto, foram desenvolvidas com o auxílio da plataforma Google Meet aulas síncronas de revisão para as avaliações parciais e reservados horários para atendimento particular aos alunos, bem como acompanhamento dos mesmos ao longo das resoluções de listas e exercícios propostos com o auxílio do aplicativo de conversa WhatsApp. Ainda assim, foi desenvolvido um questionário de percepção para os alunos avaliarem o processo da monitoria, atribuindo conceitos de péssimo a ótimo sobre o sentimento desenvolvido durante a realização das atividades bem como da importância e do impacto dela ao fim do semestre. De tal modo, foi perceptível que a maioria dos alunos consideraram a monitoria como meio aproximador e que a mesma exerceu impacto positivo no decorrer da disciplina, atribuindo sensações regulares, boas e muito boas para as atividades desenvolvidas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência