Pré-Cálculo e Cálculo I: Uma base primordial para cursos de Engenharias no Campus Sobral
Resumo
Uma das grandes razões para os alunos terem dificuldade no Curso de Engenharia, ocorre pelo baixo desenvolvimento das estruturas cognitivas relacionadas à interpretação dos conteúdos de matemática básica. Nesse sentido, a monitoria de Pré-Cálculo e Cálculo I destaca-se devido ao apoio pedagógico que exerce por meio do qual o discente-monitor e o aluno assistido têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos, reforçar habilidades teórico-práticas e esclarecer dúvidas, sanando alguma limitação inerente à disciplina cursada. Assim, a monitoria acaba favorecendo a integração da teoria, onde cria-se um espaço propício para os questionamentos e revisão de conteúdos, técnicas e procedimentos de acordo com o plano de ensino. Por outro lado, a pandemia da COVID-19 deu início a um dos períodos mais complexos da história contemporânea, tanto em questões sanitárias quanto sociais, e não sendo diferente, a educação também foi afetada profundamente. No entanto, com o uso da tecnologia e o empenho da comunidade acadêmica, essa dificuldade foi relativamente atenuada. Nesse contexto, foram desenvolvidas com o auxílio da plataforma Google Meet aulas síncronas de revisão para as avaliações parciais e reservados horários para atendimento particular aos alunos, bem como acompanhamento dos mesmos ao longo das resoluções de listas e exercícios propostos com o auxílio do aplicativo de conversa WhatsApp. Ainda assim, foi desenvolvido um questionário de percepção para os alunos avaliarem o processo da monitoria, atribuindo conceitos de péssimo a ótimo sobre o sentimento desenvolvido durante a realização das atividades bem como da importância e do impacto dela ao fim do semestre. De tal modo, foi perceptível que a maioria dos alunos consideraram a monitoria como meio aproximador e que a mesma exerceu impacto positivo no decorrer da disciplina, atribuindo sensações regulares, boas e muito boas para as atividades desenvolvidas.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
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