SATISFAÇÃO DOS ALUNOS MATRICULADOS NAS DISCIPLINAS DE SAÚDE COLETIVA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFC - CAMPUS SOBRAL QUANTO AO ENSINO REMOTO

Autores

  • Joelton Rosendo Sousa
  • Jacques Antonio Cavalcante Maciel, Myrna Maria Arcanjo Frota, Flávia Carvalho Pinto, Yasmin Alves Teles de Menezes
  • Mariana Ramalho de Farias

Resumo

O cenário pandêmico da COVID-19 trouxe limitações ao ensino presencial na graduação de Odontologia em todo o mundo. Como forma de contornar essa dificuldade, o ensino remoto foi a alternativa empregada. Destarte, o presente estudo teve como objetivo avaliar a satisfação dos alunos matriculados nas disciplinas de Saúde Coletiva I e Estágio em Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UFC-Campus Sobral, quanto a forma de ensino aplicada durante esse período. Foi enviado por e-mail um questionário online elaborado com o Google Forms aos alunos matriculados nessas disciplinas no primeiro semestre de 2021, perguntando sobre: o nível de esforço e aprendizagem; habilidade e receptividade dos professores; forma como o conteúdo foi aplicado; utilização do formato EAD; bem como um espaço aberto para sugestões. Dos 93 alunos matriculados nas disciplinas de Saúde Coletiva, 43 (46%) responderam ao questionário. Dentre estes, 32 (74%) classificaram seu esforço como “Muito bom” ou “Excelente”, enquanto 36 (83%) declararam o mesmo contentamento para aprendizagem. Como avaliação dos docentes, 42 (97%) os classificaram como “preparados e acessíveis”, e 41 (95%) avaliaram como “claro e bem planejado” o conteúdo repassado. Sobre o formato EAD, 29 (67%) conseguiram se concentrar bem durante as aulas. Desses resultados, conclui-se que as disciplinas de Saúde Coletiva ministradas na primeira metade do ano foram bem aproveitadas em todos os aspectos que se propuseram, mesmo diante de um cenário pandêmico, servindo como ponto importante para formação dos discentes da UFC- Campus Sobral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência