TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS ÀS AULAS DE PERIODONTIA
Resumo
Com o distanciamento vivenciado na pandemia por Covid-19, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm propiciado a disseminação de informações, espaços de interação e novas metodologias de trabalho, impactando de modo diferenciado nas mais diversas camadas sociais, assim como processos de formação em saúde. O objetivo desse trabalho foi a confecção e disponibilização de material didático da área de odontologia, voltadas para a periodontia, utilizando novas tecnologias como vídeos e apresentações de forma digital, disponibilizados através de uma plataforma de compartilhamento de vídeos, atuando como um instrumento facilitador no processo de aprendizagem. Além de treinar alunos de graduação em odontologia para desempenharem papel de facilitadores em aulas teóricas e práticas, laboratoriais e clínicas, incentivando-o ao desenvolvimento de atividades com maior interação com projetos institucionais da universidade. As atividades desenvolvidas passaram a ser viabilizadas pelas TIC, que foram utilizadas como ferramentas de auxílio ao processo de educação e como instigadoras para a melhoria da aprendizagem, com intuito de proporcionar uma formação reorientada para as práticas de periodontia, laboratorial e clínica, por uma reinvenção das formas de atuação em seu caráter metodológico e vivencial, buscando através de uma ferramenta, melhorar e ampliar a qualidade da formação dos estudantes. Espera-se que os alunos de graduação sejam beneficiados com os vídeos didáticos, juntamente ao aluno desenvolvedor, havendo para ambas as partes, crescimento no processo de ensino-aprendizagem por meio de tecnologias multimídias. Acredita-se viável dar continuidade a esse processo e garantir a sustentabilidade e continuidade dos projetos de ensino. Além disso, diante do crescente desenvolvimento das TIC e das novas formas de interação, ensino e trabalho, serão necessários estudos que discutam essa perspectiva em um período pós pandemia elencando os desafios, prejuízos e ganhos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
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