Tronco arterial tíreo-lingual e sua importância em cirurgias da cabeça e pescoço: relato de caso.

Autores

  • José Elmano Silva
  • Carolina da Silva Carvalho, Eladio Pessoa de Andrade Filho, Amandha Espavier Trés, Aline Mendes dos Santos
  • Daniel Hardy Melo

Resumo

Objetivos: Relatar a presença de um tronco arterial tíreo-lingual, uma variação anatômica, em uma das peças cadavéricas do laboratório de anatomia do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. Relato de caso: Durante os estudos anatômicos dos vasos sanguíneos em peças cadavéricas presentes no laboratório de anatomia do Curso de Medicina da UFC foi descoberto uma origem vascular anômala em um dos cadáveres, o qual apresenta um tronco arterial tíreo-lingual em um dos lados do pescoço, com origem a 1cm acima da bifurcação carotídea, ponto em que a artéria carótida comum emite seus ramos. O tronco arterial tíreo-lingual é uma variação anatômica de importância, sobretudo no contexto cirúrgico, tendo em vista que sua presença durante cirurgias da cabeça e pescoço pode aumentar os riscos de lesão vascular e hemorragias intraoperatórias2. Desta forma, o presente relato busca apresentar essa alteração encontrada na artéria carótida externa e sua relevância na prática cirúrgica. Conclusão: O tronco arterial tíreo-lingual observado durante estudos práticos no laboratório de anatomia da UFC, é uma variação anatômica rara, mas que possui um grande significado no contexto cirúrgico. Seu desconhecimento pode levar a surpresas, erros durante uma operação e interpretações equivocadas de angiografias. Referências: 1. JANARDHAN, Deepak; VARGHESE, Bipin T. Thyrolingual trunk – significance in head and neck surgery. Journal of Otolaryngology-ENT Research, 2018. 2. KAPRE, Madan et al. Study of Thyro-Lingual Trunk and its Clinical Relevance. Indian J Otolaryngol Head Neck Surg, 2013. 3. BRENNAN, Peter A et al. Clinical Head and Neck Anatomy for Surgeons. Taylor & Francis Group, LLC, 2016.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência