USO DE JOGO DIGITAL COM INTERAÇÃO SIMULTÂNEA COMO FACILITADOR DO APRENDIZADO NA MONITORIA DE FISIOLOGIA
Resumo
INTRODUÇÃO: Com a desafiadora persistência da Educação à Distância (EaD) na graduação em Medicina, métodos inovadores que demandem interação são cada vez mais necessários para a efetividade da aprendizagem dos discentes. Pensando nisso, a adoção do jogo digital disponibilizado na plataforma “Nearpod”, que permite mesclar a apresentação do conteúdo com questões em variados formatos, pode ser um mecanismo que eleve a dinamicidade da relação professor-aluno e a absorção dos conteúdos durante a monitoria. OBJETIVO: quantificar a percepção de aprendizagem de Neurofisiologia dos alunos do 2º semestre (2021.1) do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, por meio da utilização de jogo digital "Nearpod" pelo monitor da disciplina de Fisiologia. METODOLOGIA: Análise quantitativa do questionário contendo cinco afirmativas elaboradas pelo monitor no Google Forms, de caráter anônimo e voluntário. RESULTADOS: De 37 alunos matriculados, 29 (78,3%) responderam. Com base nos dados coletados, 86,2% concordam, pelo menos em parte, que métodos inovadores que demandam maior interação entre o monitor e os alunos, como o jogo digital "Nearpod", aumentam efetividade do processo de aprendizagem na monitoria. 68,9% concordam, pelo menos em parte, que a disposição de questões em formatos inovadores, como “complete as lacunas”, “encontre o seu par” e uma série de perguntas em determinado tempo que cria um “ranking” com os participantes, possui diferencial na construção do conhecimento. 86,2% concordam, pelo menos em parte, que há mais motivação em participar de uma monitoria que utiliza jogos digitais em comparação com uma meramente expositiva. 82,7% concordam, pelo menos em parte, que a dinamicidade do jogo digital aumenta a participação da turma na monitoria. CONCLUSÃO: Portanto, é notória a importância da adoção de práticas dinâmicas, como o jogo digital "Nearpod", no ensino remoto, tendo em vista os efeitos positivos encontrados para a aprendizagem dos alunos.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.