USO DE ROTEIRO PARA AS PRÁTICAS DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA HUMANA: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO 2º SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Lorrana do Vale Moreira
  • Ester Tavares de Lima, Francisca Isabelly Maia Chaves, Suzana Vasconcelos Albuquerque
  • Francisco Placido Nogueira Arcanjo

Resumo

Introdução: A adoção de medidas de segurança contra a Covid-19 e o avanço da vacinação possibilitaram o retorno das atividades práticas no semestre 2021.1. Para auxiliar essa readaptação, durante os módulos de sistema nervoso e sistema respiratório foi desenvolvido um material teórico sobre os temas abordados durante as monitorias de histologia e embriologia. Objetivo: Analisar a contribuição do roteiro de histologia e embriologia para a aprendizagem dos alunos do 2º semestre do curso de medicina. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, foi elaborado um questionário com 4 perguntas produzido no Google Forms e aplicado aos alunos do 2º semestre que foram questionados sobre o uso e a funcionalidade dos roteiros. A análise do resultado foi feita a partir da frequência relativa dos dados. Resultados: A turma entrevistada possui 37 alunos dos quais 26 (70,27%) responderam o formulário. A primeira pergunta analisou se o estudante utilizou os roteiros ofertados durante a monitoria, 92,3% respondeu sim e 7,7% não. O segundo item questionou se houve a contribuição do material para a consolidação do aprendizado das estruturas histológicas e embriológicas, para 76,9% sim, 15,4% não e 7,7% por não terem utilizado, não puderam opinar. Em relação ao auxílio do roteiro para o estudo da avaliação prática 80,8% dos entrevistados responderam que ajudou, para 11,5% não auxiliou e 7,7% se abstiveram. Por fim, foi questionado se os alunos gostariam que continuasse a produção de roteiros, 84,6% responderam que sim e 15,4% não. Conclusão: Com a análise dos dados, nota-se que a maioria dos alunos usou o material desenvolvido, considerou que houve uma contribuição tanto para o aprendizado quanto para o desempenho na avaliação e aprovam sua continuidade. Com isso, percebe-se que os roteiros são instrumentos úteis para o conhecimento e sua continuação, a partir de aperfeiçoamentos, pode possibilitar uma maior adesão aos estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência