UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DIGITAL AUDIOVISUAL E ELABORAÇÃO DE MANUAL PRÁTICO COMO FERRAMENTAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ORTODONTIA

Autores

  • Daynara Maria Freire Batista
  • Beatriz Gonçalves Neves
  • Jose Luciano Pimenta Couto

Resumo

Introdução: Diante da praticidade de acesso a recursos como computadores, celulares, tablets e outros, a utilização da tecnologia digital como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem vem se tornando cada vez mais popular. Objetivo: Utilização da tecnologia digital audiovisual e elaboração de manual prático digital como ferramenta facilitadora da aprendizagem em Laboratório de Ortodontia. Metodologia: Envio de vídeos produzidos e manual prático digital direcionado aos alunos matriculados na disciplina de Laboratório de Ortodontia. Resultados: Dessa forma, foi utilizada na monitoria da disciplina de Laboratório de Ortodontia, um serviço de apoio pedagógico, que oportuniza o desenvolvimento de habilidades técnicas e o aprofundamento teórico do acadêmico. Portanto, tem-se utilizado os recursos audiovisuais, através de vídeos produzidos e enviados aos alunos previamente as aulas práticas, com o intuito de mostrá-los de forma direta o que deve ser executado em laboratório. Além disso, a elaboração de manual prático digital disponibilizado aos alunos, que descreve materiais, componentes e etapas para confecção de diversos aparelhos ortodônticos estudados durante a disciplina de Laboratório de Ortodontia e aplicados à Clínica de Odontopediatria. Conclusão: O uso da tecnologia digital audiovisual e do manual prático digital, foi muito positiva, pois são recursos úteis para a aprendizagem. Principalmente por serem disponibilizadas antes da realização de atividades práticas nunca antes executadas pelos alunos, garantindo assim uma maior segurança e autonomia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência