Um relato de experiência sobre o fazer do bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) na pandemia
Resumo
O Programa de Iniciação à Docência (PID) é vinculado a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), e possui como objetivo possibilitar aos alunos que dele participam o desenvolvimento e execução de atividades em uma determinada disciplina, ocorrendo sob a orientação de um docente. Dessa forma, sendo um importante espaço de ensino-aprendizagem. O presente resumo tem por objetivo apresentar as vivências de bolsista do PID em tempos de pandemia. Optou-se por uma metodologia descritiva do tipo relato de experiência. A explanação irá compreender o intervalo de tempo entre maio a agosto de 2021. No mês de março de 2020, foi anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que o mundo estava sob pandemia, em decorrência do CoronaVírus, causador da Covid-19. Assim, foi necessária a tomada de diversas medidas sanitárias, com o objetivo de mitigar o contágio de tal doença, sendo uma delas a suspensão de aulas presenciais nas instituições de ensino. Dessa forma, as atividades antes realizadas de forma presencial, foram para o modelo remoto, entre elas as referentes ao PID. De tal maneira, como forma de adaptação a essa nova realidade, foram realizados acompanhamento das aulas online, orientação de trabalhos e seminários por meio de plataformas digitais e desenvolvimentos de atividades pedagógicas que visavam tornar o processo de aprendizagem mais adequado ao contexto atual. Tais medidas foram instituídas com o propósito de tentar preservar a qualidade do ensino, como também possibilitar aos bolsistas do projeto supracitado uma vivencia significativa, apesar contexto de pandemia. Por fim, a continuidade no desenvolvimento das atividades do PID, foi de fundamental importância para a manutenção das atividades da disciplina de Psicologia Escolar/Educacional II, por meio do auxilio à docentes, e à turma, como supracitado.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.