Utilização de ferramentas digitais na monitoria de LEM – Perspectiva de professor e alunos

Autores

  • Willier Sousa Damasceno
  • José Álvaro Lemos de Queiroz

Resumo

Este trabalho buscará a partir de uma pesquisa qualitativa realizar entrevistas para entender como a monitoria de LEM tem ajudado no processo de aprendizagem dos alunos do curso de Licenciatura em Música - Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. A monitoria da disciplina LEM, acontece de acordo com a disciplina, voltada para que os alunos consigam obter um momento a mais de pratica dos conteúdos abordados na disciplina e de reforço caso haja dúvidas na resolução de atividades. Toda as aulas ocorreram virtualmente devido ao contexto de pandemia vivido no ano de 2021, a adaptação para que as monitorias ocorressem de forma virtual gerou uma mudança na forma de ensino e a incorporação de novas ferramentas para melhorar o processo de ensino aprendizagem. O objetivo deste trabalho busca: 1. Mostrar como eram utilizadas as ferramentas digitais como MuseScore. 2. Discorrer sobre como a experiencia da monitoria ajudou na minha formação como docente, me mostrando a perspectiva do ensino de música e a adaptação para ensinar no contexto de pandemia. Até o presente momento os feedbacks a respeito dos trabalhos ocorrem de forma informal, mesmo assim ainda apontam um bom desempenho dos estudantes participantes, espera-se que no decorrer das monitorias dos semestres de 2021.1 e 2021.2 os alunos tenham resultados benéficos e avanços no entendimento dos conteúdos abordados. Através das entrevistas será buscado uma análise dos trabalhos e adaptação das formas de ensino para melhor atender as necessidades dos estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência