CredBus : Tecnologia em prol de melhorias no transporte público.

Autores

  • Wladia Rodrigues de Lemos
  • Clezio Brigido de Oliveira, Ianna Kelly da Silva Cavalcante
  • Ialis Cavalcante de Paula Junior

Resumo

Segundo dados da Prefeitura municipal de Fortaleza, 1.2 milhões de pessoas usam coletivos diariamente na cidade (no ano de 2020). As mulheres representam 55% dos usuários que utilizam transporte público. Os passageiros em geral possuem idade entre 18 e 34 anos. As principais reclamações desses passageiros são relacionadas ao sistema de recarga dos cartões no pagamento das passagens, da lotação e da insegurança nos ônibus. Entendendo a dor dos passageiros, a equipe viu uma oportunidade de inovar e empreender nessa área, visando tornar a vida do usuário de transporte público um pouco mais confortável e prática. A ideia era dar mais poder de escolha para essas pessoas, baseado no fornecimento de informações sobre as rotas. Realizamos uma pesquisa nas paradas de ônibus e em alguns terminais da cidade de Fortaleza, e ainda via formulário do google, somando um total de 143 entrevistados. Após estudo das informações obtidas, chegou-se à ideia da “CredBus", aplicativo onde os usuários teriam informações sobre a localização em tempo real dos ônibus, condições de lotação e possíveis alertas reportados na rota e. Os usuários farão parte de uma rede de conexões, podendo fazer reporte de situações recorrentes no dia a dia no uso dos transportes coletivos de forma dinâmica e simplificada com sistema de recompensas. Algumas das plataformas concorrentes são a “CittaMobi”, que é uma plataforma que mostra a previsão dos horários, melhor rota e recarga. e o Moovitapp com proposta semelhante. Os diferencias da solução em relação a concorrência é que o foco da CredBus é na interação dos usuários e sistema de recompensa. O MVP da ideia possui uma tela onde o usuário poderá reportar e visualizar o status de lotação e localização dos ônibus e informar sobre atertas na rota. O modelo de negócio é do tipo B2C, com monetização através de google ads e por meio de planos de assinaturas. A previsão é que o produto esteja disponível nas lojas de aplicativo em janeiro de 2022.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Empreendedorismo e Inovação