CredBus : Tecnologia em prol de melhorias no transporte público.
Resumo
Segundo dados da Prefeitura municipal de Fortaleza, 1.2 milhões de pessoas usam coletivos diariamente na cidade (no ano de 2020). As mulheres representam 55% dos usuários que utilizam transporte público. Os passageiros em geral possuem idade entre 18 e 34 anos. As principais reclamações desses passageiros são relacionadas ao sistema de recarga dos cartões no pagamento das passagens, da lotação e da insegurança nos ônibus. Entendendo a dor dos passageiros, a equipe viu uma oportunidade de inovar e empreender nessa área, visando tornar a vida do usuário de transporte público um pouco mais confortável e prática. A ideia era dar mais poder de escolha para essas pessoas, baseado no fornecimento de informações sobre as rotas. Realizamos uma pesquisa nas paradas de ônibus e em alguns terminais da cidade de Fortaleza, e ainda via formulário do google, somando um total de 143 entrevistados. Após estudo das informações obtidas, chegou-se à ideia da “CredBus", aplicativo onde os usuários teriam informações sobre a localização em tempo real dos ônibus, condições de lotação e possíveis alertas reportados na rota e. Os usuários farão parte de uma rede de conexões, podendo fazer reporte de situações recorrentes no dia a dia no uso dos transportes coletivos de forma dinâmica e simplificada com sistema de recompensas. Algumas das plataformas concorrentes são a “CittaMobi”, que é uma plataforma que mostra a previsão dos horários, melhor rota e recarga. e o Moovitapp com proposta semelhante. Os diferencias da solução em relação a concorrência é que o foco da CredBus é na interação dos usuários e sistema de recompensa. O MVP da ideia possui uma tela onde o usuário poderá reportar e visualizar o status de lotação e localização dos ônibus e informar sobre atertas na rota. O modelo de negócio é do tipo B2C, com monetização através de google ads e por meio de planos de assinaturas. A previsão é que o produto esteja disponível nas lojas de aplicativo em janeiro de 2022.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
II Encontro de Empreendedorismo e Inovação
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