O PORTAL FORMAMUS E OS PRIMEIROS PASSOS PARA O EMPREENDEDORISMO NO CURSO DE MÚSICA UFC/SOBRAL

Autores

  • Jheimison Costa Nascimento
  • Clara Ferreira do Nascimento, Jackson Crispim Martins, Maria Myllena de Oliveira Vasconcelos, Kariny Kelvia Paiva Barbosa
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

Neste trabalho vamos discorrer sobre o processo de imersão no Ciclo de Formação em Empreendedorismo e Inovação do PIBI UFC voltado para a estruturação do projeto Portal Formamus, o qual funciona como um ambiente virtual que otimiza o processo de buscas por trabalhos acadêmicos, propostas de atividades e objetos de aprendizagem (aplicativos e softwares) relacionados com a área de Música/Educação Musical que estão disponíveis de forma gratuita/livre na rede Web. Tal ideia surge da compreensão dos investimentos ainda incipientes na oferta de cursos de formação inicial e continuada em Música que correspondam ao nível crescente por educadores musicais qualificados para atuar com o ensino e a aprendizagem de Música em múltiplos contextos. Por isso, a proposta do Portal Formamus possui como público-alvo o atendimento de demandas de formação junto às secretarias de educação, escolas particulares e escolas especializadas interessadas em promover o aperfeiçoamento dos diversos profissionais que trabalham com o conhecimento musical (professores de Arte, pedagogos, educadores musicais/músicos etc). A ideia oportuniza uma alternativa viável para a melhoria de habilidades e competências dos profissionais que atuam com Música/Educação musical, mediadas pela utilização do Portal Formamus, ao mesmo tempo em que amplia as experiências de empreendedorismo e inovação pelos estudantes do Curso de Música da UFC/Sobral. Participar do Ciclo de Formação nos mostrou, de maneira palpável, as possibilidades para atuar no mercado de trabalho, aguçando nosso espírito crítico, analítico e empreendedor. Para tanto, tentamos alinhar nossa formação em educação musical com a vontade de empreender dentro da universidade, estreitando a ponte entre o ensino superior, a prática docente e a democratização do acesso à música para a sociedade em geral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

II Encontro de Empreendedorismo e Inovação