Membranas de Regeneração Óssea Guiada: uma análise do mercado odontológico brasileiro
Resumo
A regeneração óssea guiada (ROG) é um procedimento cirúrgico utilizado para estimular e orientar o crescimento de um novo osso em áreas de defeitos ósseos, utilizando membranas de barreira com o intuito de impedir a presença de células não osteogênicas. O sinergismo de membranas e enxertos ósseos propicia um ambiente adequado para ROG. O objetivo desse estudo é analisar a atual situação mercadológica de biomateriais no Brasil, de modo a avaliar a variedade de materiais e a preferência de uso por parte dos cirurgiões-dentistas. Foi realizado um estudo qualitativo, de análise documental online, delineado a partir do atual contexto mercadológico no Brasil. Foram acessados 10 sites de diferentes empresas revendedoras de membranas regenerativas, incluindo: DentalCremer, PromoDental, Pharmadent, Domedica, SuryaDental, DentalFerraz, Central do Implante, CDDental, Magalu e MercadoLivre. Os produtos encontrados foram categorizados de acordo com a presença e tempo de reabsorção, composição, empresa produtora e apresentação comercial. Foi encontrada uma maior tendência de produtos reabsorvíveis em relação aos não reabsorvíveis, a prevalência de membranas naturais de colágeno bovino sobre as fontes suína, equina e sintética, grande heterogeneidade de suas apresentações comerciais incluindo formatos e espessuras de membranas e taxas de reabsorção variando de 4 semanas a 6 meses, conforme informações dos próprios fabricantes. O conhecimento do escopo das membranas osteopromotoras em Odontologia pode ajudar o cirurgião-dentista na tomada de decisão clínica.
Publicado
2021-01-01
Seção
III Encontro de Iniciação Em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.