1. CRESCIMENTO ECONÔMICO NO JAPÃO, NO LONGO PRAZO, UTILIZANDO COMO PARÂMETRO DE ANÁLISE AS HIPÓTESES E CONCLUSÕES DO MODELO DE SOLOW SEM TECNOLOGIA
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise do desenvolvimento econômico do Japão no longo prazo, utilizando como parâmetro de análise as hipóteses e conclusões do Modelo de Solow sem tecnologia. Foram utilizadas como metodologia para a realização deste trabalho pesquisas bibliográficas, para um melhor embasamento do contexto do estudo, bem como o uso de dados do Banco Mundial, para a construção de uma base de dados própria contendo as seguintes variáveis: Taxa de crescimento do PIB per capita, Renda per capita, PIB, Taxa de crescimento da Renda per capita, Taxa de crescimento populacional e Taxa de Poupança, em um período de 50 anos (1970-2019). A taxa de investimento, definida como percentual da formação bruta de capital fixo em relação ao PIB, é bastante elevada no País (média de 29% entre 1970 e 2019), mas vem caindo a cada década. O vigor dos investimentos foi capaz de estabelecer e manter o Japão como a segunda maior economia do mundo de 1978 a 2010, quando foi ultrapassado pela China. É importante analisar que, no longo prazo, a reação demográfica atual do Japão, se for constante, tenderá a elevar a população idosa. De acordo com os resultados obtidos, foi possível afirmar que existe uma correlação positiva entre taxa de investimento e PIB per capita do Japão. Além disso, há uma correlação negativa entre taxa de crescimento populacional e PIB per capita e, para finalizar, mostrou-se que não há impacto das taxas de investimento e de crescimento populacional sobre a taxa de crescimento da economia.
Publicado
2021-01-01
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.