AULAS DE APRESENTAÇÃO CIENTÍFICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A JORNADA ACADÊMICA DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC)

Autores

  • Stephany Cristina Monteiro da Frota
  • Elvia Maria Sousa Campos, Suzeline Pinheiro Barros, Maria Andrine Albuquerque Gomes, Celiane Mary Carneiro Tapety
  • Lidiane Costa de Souza

Resumo

A apresentação de trabalhos científicos é um processo inerente à trajetória acadêmica e, quando bem elaborada, torna o processo ensino-aprendizagem mais atrativo, dinâmico e agradável. Contudo, nem todos possuem o dom de transmitir o conhecimento a terceiros, sendo necessário maior estudo e prática sobre o assunto. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é apresentar a contribuição das aulas de apresentação científica para o desenvolvimento acadêmico dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica “Avaliação da remineralização de Dentina Cariada In vitro via CPP-ACP”. Para isso, a autora deste trabalho ministrou cinco aulas para os bolsistas do projeto com as temáticas “conhecimentos básicos e avançados em powerpoint”, “roteiro”, “identidade visual”, “design e animações” e “oratória”. Em seguida, criou um formulário na plataforma online Google Forms composto por perguntas abertas e fechadas que avaliavam a relevância das aulas. Todas as bolsistas responderam. Três pontos principais podem ser destacados: O nível de destreza e conhecimento das ferramentas do Powerpoint das participantes foi melhorado, houve uma maior facilidade de construção e organização de informações em slides e a confiança dos membros no quesito oratória foi melhorada. A partir da análise das respostas, observou-se que as aulas foram de grande valia para o processo de construção das apresentações científicas dos envolvidos. Uma apresentação bem elaborada com conteúdo transmitido de maneira dinâmica somado à slides mais limpos e intuitivos pode ser capaz de despertar e cativar o ouvinte, além de melhorar seu entendimento. Agradecimento FUNCAP/BPI (02/2020)

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica