AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO ÓLEO DE Moringa oleifera EM ISOLADOS MULTIDROGA RESISTENTE
Resumo
A resistência bacteriana tornou-se uma problemática que desafia o dia a dia clínico, em virtude do uso frequente de antibióticos. Cada vez mais os microrganismos desenvolvem mecanismos que driblam a ação antimicrobiana, levando a complicações nos quadros clínicos. As plantas medicinais mostram potencial farmacológico, incluindo ação antimicrobiana. Na Moringa oleifera a presença abundante de compostos fenólicos alcaloides e terpenoides são apontados como prováveis atuantes na ação contra microrganismos. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a atividade antimicrobiana do óleo extraído das sementes de M. oleifera frente a isolados nosocomiais multidroga resistentes de Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii, Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae, coletados na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Para tanto, realizou-se a extração do óleo contido na semente de M. oleifera por destilação em solvente e ensaio de concentração inibitória mínima (CIM), por meio da microdiluição em placas de poliestireno de 96 poços, por fim, realizou-se a quantificação da absorbância, para avaliar o crescimento bacteriano através da turbidez. A maior concentração testada foi 2500 µg/mL, mas os resultados obtidos revelaram que nesta concentração o óleo de M. oleífera não inibiu o crescimento das cepas testadas. Na literatura, o extrato hidroalcoólico obtido da semente da M. oleífera não apresentou atividade inibitória relevante sobre isolados de P. aeruginosa. Além disso, estudos revelaram que houve um aumento do potencial contra bactérias patogênicas, em extratos da folha de Moringa extraídos com acetona e etanol a 40%. Relatos sobre ação do óleo contra A. baumannii, E. coli e K. pneumoniae não foram encontradas na literatura. Portanto, o óleo obtido da semente de M.oleífera possui atividade menor comparada ao extrato da folha da Moringa. Em conclusão, esse estudo não constatou atividade antibacteriana do óleo extraído da semente de M.oleífera, necessitando de mais estudos.
Publicado
2021-01-01
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.