Análise de expressão gênica do receptor P2x7 e de Tnf-a mediadas por SM-2 e SM-3 : Ensaio pré-clinico na ATM de ratos
Resumo
A disfunção temporomandibular (DTM) é uma doença de causas multifatoriais que acomete os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e as estruturas associadas. Na busca por novas possibilidade terapêuticas, foram obtidos 2 compostos semissintéticos denominados SM-2 e SM-3 por meio da transformação química do diterpeno Estemodina (Es), obtido a partir da Stemodia maritima, uma planta com efeitos antinociceptivos e anti-inflamatórios. O objetivo do trabalho foi avaliar a participação do mediador inflamatório TNFα no mecanismo de ação de SM-2 e SM-3 em um modelo de hipernocicepção inflamatória induzida na ATM de ratos. Para isso, ratos Wistar machos (180-250g) foram pré tratados com salina, SM-2 (1 ou 10 μg/kg) ou SM-3 (1 ou 10 μg/kg); seguidos da injeção intra-articular de salina (0,9%) ou formalina (1,5%). Após análise comportamental, os animais foram eutanasiados, e o gânglio trigeminal (GT) retirado. Os parâmetros utilizados foram: avaliação do comportamento nociceptivo durante 45 min e dosagem de citocina TNFα por ELISA. Foi observado aumento significativo nos níveis de TNFα no GT do grupo formalina, quando comparado ao grupo salina, e SM-2 e SM-3 reduziram significativamente os níveis de TNFα, quando comparados ao grupo formalina. Sugere-se, portanto, que SM-2 e SM-3 apresentam efeito antinociceptivo através da redução dos níveis de TNFα no gânglio trigeminal.
Publicado
2021-01-01
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.