Apontamentos sobre a formação em Psicologia no Brasil: Uma revisão narrativa da literatura
Resumo
Introdução: Esse estudo é resultado de uma análise realizada pelos bolsistas de uma pesquisa científica intitulada “E por falar em saudade, onde anda você? Identificando onde estão os egressos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará campus Sobral” referente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. A implantação do curso de psicologia no Brasil ocorreu em meados de 1956, no entanto, foi somente em 1962 que foi aprovada a Lei nº 4119 que oficializa o exercício da psicologia no Brasil. Objetivo: Considerando as contribuições de diversas áreas do conhecimento para a constituição da formação em psicologia, e as mudanças decorrentes do cenário político, social e econômico no decorrer desses quase 60 anos de regulamentação da profissão, o artigo teve como objetivo compreender como tem ocorrido a formação em Psicologia no Brasil nos últimos cinco anos. Método: Realizou-se uma revisão narrativa da literatura, selecionando artigos publicados em português entre 2016 e 2020 nas bases de dados Scielo e Periódicos CAPES. Empregando-se os descritores “Psicologia” AND “Formação” AND “Brasil”, foram encontrados 150 arquivos. Após a aplicação dos critérios de exclusão, foram analisados 13 artigos, que sinalizam apontamentos sobre as diversas dimensões dessa formação, tais como ênfase curricular, distribuição e desempenho dos cursos, estudos mais reflexivos sobre a necessidade de aprofundamento da formação em áreas mais específicas e estudos que evidenciaram os desafios da pesquisa para a formação em Psicologia. Conclusão: Nos desdobramentos da história da produção do conhecimento, nota-se que sempre existiu uma relação de proximidade entre o produto da ciência e a vida em todas as suas dimensões, a psicologia não se isenta desse estreitamento, visto que a implantação do curso sucedeu simultaneamente com as mudanças provocadas na sociedade a partir do crescimento do processo industrialização.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.