Associação dos sorotipos de Streptococcus mutans com a ocorrência e severidade da cárie dentária
Resumo
Um dos principais microrganismos relacionados à cárie dentária, Streptococcus mutans, possui quatro sorotipos conhecidos (c, e, f e k). No entanto, a distribuição de diferentes sorotipos de S. mutans e sua associação com cárie dentária permanece escassa. Sugere-se que a presença de múltiplos sorotipos por indivíduo está associada a uma maior experiência de cárie. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o protocolo de uma revisão sistemática em andamento sobre a associação de diferentes sorotipos de S. mutans com a ocorrência e severidade da cárie dentária e relatar os resultados parciais obtidos. O protocolo desta revisão sistemática está cadastrado na plataforma PROSPERO sob o número CRD42021251176 e será realizado de acordo com as recomendações do guia PRISMA. A busca bibliográfica foi realizada até março/2021 nas bases de dados PubMed, Embase, Scopus, Web of Science e na literatura cinzenta sem nenhuma restrição. Um total de 3205 artigos foi obtido após exclusão dos artigos duplicados para leitura de títulos, resumos e artigos completos, e, posterior extração de dados, sendo esta a fase atual em que se encontra o projeto. Foram considerados elegíveis estudos observacionais que tenham avaliado indivíduos em que o sorotipo c de S. mutans tenha sido detectado e, em que os sorotipos e, f e/ou k de S. mutans também tenham sido identificados. A seleção dos estudos, extração dos dados e avaliação do risco de viés serão realizadas de forma independente e em duplicata.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.