Avaliação da condição periodontal de pacientes através da mensuração de perda óssea alveolar interproximal em radiografias panorâmicas
Resumo
A periodontite é uma doença inflamatória crônica que apresenta destruição progressiva dos tecidos de suporte dentário, manifestada clinicamente por perda de inserção clínica (PIC) e radiograficamente por perda óssea alveolar (POA). O objetivo deste estudo foi avaliar a condição periodontal de pacientes através da mensuração de perda óssea alveolar em região dentária interproximal, obtidas em imagens de radiografias panorâmicas, e compará-las com os resultados dos exames de PSR (exame periodontal simplificado), profundidade de sondagem (PS) e PIC. Foram avaliadas radiografias panorâmicas do arquivo digital da clínica de radiologia de pacientes atendidos no Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, e seus respectivos prontuários clínicos. Foram incluídos indivíduos maiores de 18 anos, que apresentavam dentes, com radiografias em bom estado de visualização e prontuários odontológicos, que estivessem devidamente preenchidos com dados de identificação, anamnese/histórico médico de saúde, histórico odontológico, PSR e exame periodontal detalhado. Foi utilizado o programa Image J para leitura e mensuração de medidas nas radiografias panorâmicas. Os examinadores foram calibrados intra e inter-examinadores através do coeficiente de correlação intra-classe (CCI > 0,80). Foram avaliadas as medidas em milímetros da junção cemento-esmalte (JCE) à crista óssea marginal (CO) e JCE ao ápice dentário (comprimento radicular - CR) nas regiões interproximais mesiais e distais de molares e pré-molares. A POA foi mensurada a partir da porcentagem da distância entre JCE-CO à CR. Os dados radiográficos foram correlacionados aos dados clínicos de PSR, PS e PIC de acordo com a condição periodontal encontrada.
Publicado
2021-01-01
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.