AÇÃO E INTERAÇÃO DOS MONÔMEROS FUNCIONAIS PRESENTES NOS SISTEMAS ADESIVOS COM O SUBSTRATO DENTINÁRIO: REVISÃO DE LITERATURA.

Autores

  • Suzeline Pinheiro Barros
  • Celiane Mary Carneiro Tapety, Stephany Cristina Monteiro da Frota, Maria Deliane Eufrásio de Oliveira, Juliane Maria Moreira Aguiar
  • Lidiane Costa de Souza

Resumo

Os sistemas adesivos dentais são essenciais para o sucesso clínico das restaurações, o que leva ao aprimoramento contínuo desses materiais e das suas técnicas de aplicação. Para superar problemas e falhas nesses sistemas adesivos, esforços têm sido dedicados ao desenvolvimento de uma nova geração de materiais odontológicos bioativos, contendo aditivos que possuem ação remineralizantes, antimicrobianos ou que garantam uma melhor resistência à degradação da interface adesiva, sendo esses aditivos os monômeros funcionais. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura buscando conhecer os monômeros funcionais utilizados atualmente nos sistemas adesivos, sua ação e sua interação com o substrato dentinário. Foi realizado um levantamento bibliográfico na base de dados Pubmed, além da realização de leituras complementares sobre o tema, utilizando as palavras chaves combinadas: “dental adhesive”, “monomer functional” e “dentine”. Foram encontrados 51 artigos, utilizando como critérios de inclusão artigos em inglês, publicados nos últimos 5 anos, com texto completo, dos quais 17 artigos foram selecionados por estarem de acordo com a temática. Os estudos incluídos nesse trabalho demonstraram que os monômeros funcionais presentes em alguns sistemas adesivos vêm trazendo resultados positivos no processo de adesão a dentina, como o MDP, HMTAF, TEG-DVBE, GPDM, entre outros. A interação monômero-dentina pode apresentar ações como a desmineralização do substrato, favorecendo a adesão micromecânica, além de reduzir o efeito da degradação por hidrólise. Os resultados mostram que o 10-MDP é um monômero funcional que está sendo bem aceito e que possui uma adesão mais estável, porém vários outros aditivos estão sendo estudados e apresentando vantagens na ação dos sistemas adesivos. Podemos concluir que os monômeros funcionais têm papel relevante na melhoria da adesão adesivo-dentina, agindo de forma positiva na maioria dos estudos. Agradecimento FUNCAP/BPI (02/2020)

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica