CONTROLE DE GERADOR DE INDUÇÃO DUPLAMENTE ALIMENTADO EMPREGADO NA GERAÇÃO EÓLICA
Resumo
Motores elétricos de indução são amplamente empregados na indústria por oferecem a possibilidade de operar com velocidade variável de forma simples e eficiente e por se serem, em geral, máquinas bastante robustas e duráveis. De forma similar, no âmbito da geração de energia elétrica, os geradores elétricos de indução são bem difundidos, em especial os geradores de indução duplamente alimentados (GIDA) por apresentarem o controle de dois modos diferentes. Este controle pode ser feito tanto pelo enrolamento do rotor quanto pelo enrolamento do estator, através da topologia back-to-back, empregando um conversor elétrico CA/CC do lado do gerador elétrico (CLG) e um conversor elétrico CC/CA do lado da rede elétrica (CLR), respectivamente, conectados por um elo em corrente contínua. Então, este trabalho irá apresentar os resultados obtidos durante o estudo do GIDA para um sistema de geração eólica, no qual a tensão gerada pelo sistema está em sincronismo com a rede elétrica. Para tanto, é realizado o estudo do controle das correntes através do CLR e do CLG, devido a rede elétrica e a fonte primária de energia estarem expostas a vários tipos de perturbações, em virtude dos tipos de cargas conectadas a ela e em virtude das mudanças na velocidade dos ventos. Durante o processo de simulação do conversor é usado o ângulo do Phase Locked Loop (PLL), em que este é responsável pelo sincronismo do sistema, além de destacar como isto se relaciona com o controle das correntes, realizado através da potência ativa e reativa do gerador elétrico, e com o controle de tensão do barramento CC. Ademais, também é estudado a modelagem do GIDA em coordenadas dq e como os controle as correntes do GIDA estão relacionadas com o fluxo de potência. Para o desenvolvimento das simulações e apresentação dos resultados, serão utilizados os softwares Matlab e Simulink.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.