Conduta clínica de cirurgiões-dentistas frente ao tratamento da cárie dentária profunda: um estudo sobre intervenção mínima em odontologia
Resumo
A cárie dentária ainda é a doença bucal de maior prevalência entre as populações. O constante estudo acerca do processo carioso permitiu descobertas que mudaram a forma como o mesmo era entendido, revelando como seu fator etiológico o desequilíbrio do biofilme associado à ingestão abundante de carboidratos fermentáveis. As técnicas restauradoras têm evoluído e buscam reduzir a quantidade de tecido dentário removido, diminuindo as etapas e custos dos tratamentos. Técnicas como a remoção seletiva de tecido cariado, seguida de restauração definitiva, provocam interferência no metabolismo microbiano e paralisação da lesão de cárie, sugerindo que a remoção completa da dentina cariada não é essencial para o controle da progressão da doença. O objetivo desse estudo é conhecer e identificar as práticas clínicas para o tratamento da cárie dentária profunda empregadas pelos cirurgiões dentistas brasileiros. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e transversal. Questionários com dados sociodemográficos, questões referentes a qualificação do profissional e perguntas relativas as práticas e técnicas empregadas no tratamento de lesões de cáries profundas serão aplicados. Os dados serão tabulados no programa Excel e analisados no software Statistical Packcage for the Social Sciences versão 20,0, adotando uma confiança de 95%. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará. Todos os participantes deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Espera-se com esse estudo conhecer e identificar as técnicas e materiais utilizados para o tratamento da cárie dentária profunda.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.