Do ABC ao TCC: O Processo de Alfabetização e seus Impactos sobre Alunos Universitários oriundos de Escolas Públicas

Autores

  • Jorge Samuel de Sousa Teixeira
  • Erica de Paula Sousa
  • Francisca Denise Silva Vasconcelos

Resumo

O ingresso na universidade traz consigo uma diversidade de fatores que tornam essa etapa escolar um desafio de adaptação e compreensão acerca dos conteúdos programados. Nesse sentido, as habilidades de leitura e escrita encontram-se no centro dessa adaptabilidade, tendo em vista as modificações do ler e escrever que são impostas pelo ensino superior, que passa a adotar um linguajar considerado científico e acadêmico. Nesse sentido, a presente pesquisa se configura como qualitativa, cujo objetivo é compreender se há dificuldades de leitura e escrita no meio acadêmico por parte de estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, provenientes de escolas públicas, em decorrência do processo de alfabetização na infância. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 estudantes do curso, bem como a aplicação de formulários junto aos alunos e a alguns servidores da instituição, a saber, diretor de campus, assistente social, psicólogo e coordenadores dos cursos de graduação. Vale lembrar que o trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CAAE 40106320.4.0000.5053). A partir dos dados coletados e das análises realizadas, foi possível perceber que o processo de escolarização realizado ao longo dos anos exerce influência sobre a forma como o processo de adaptação à linguagem universitária vai ser realizado, assim como as desigualdades observadas entre o ensino público regular, profissionalizante e privado, que oferecem aos estudantes condições diferenciadas para enfrentar as particularidades da linguagem universitária. Conclui-se que o ensino superior ainda é um ambiente segregatório, tendo em vista a inacessibilidade da linguagem utilizada nesse espaço, apontando ainda para a necessidade de um apoio institucional mais robusto, que possibilite ao estudante uma maior apreensão dos ineditismos encontrados ao ingressar no meio acadêmico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica