ENSINO REMOTO E SEUS IMPACTOS NA PRÁTICA E SAÚDE DO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Sabe-se que o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, contribui na demanda emergente do ensino remoto e promoveu transformações significativas na prática docente. Ainda, nesse cenário, muitos profissionais tiveram sua vida e saúde prejudicadas. Nesse sentido, o presente estudo objetivou compreender o contexto de trabalho remoto e seus possíveis impactos à saúde docente ao longo da pandemia de Covid-19. Participou do estudo um professor da Educação Básica da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Ceará. Considerando os riscos de contaminação e o cumprimento das medidas de segurança, realizou-se uma entrevista semi-estruturada, via Google Meet, a qual foram utilizadas imagens que caracterizavam o contexto de trabalho durante a pandemia, com duração de duas horas o encontro. O vídeo foi gravado, transcrito e analisado pela equipe de pesquisa do Laboratório de Práticas e Pesquisa em Psicologia e Educação. Em linha gerais, o debate empreendido durante a entrevista evidenciou a intensificação laboral relacionada a ampliação do tempo dedicado à realização de demandas, insatisfação com atividades impostas nos momentos de descanso, prejuízos à saúde diante a suspensão das práticas de autocuidado e a adoção de estratégias de enfrentamento para as dificuldades encontradas na profissão. A realização do estudo possibilitou a construção de um espaço dialógico, onde permitiu o docente refletir sobre suas condições de trabalho e o seu modo de agir frente aos desafios do ensino remoto. Agradecemos o financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) no Programa de bolsas de produtividade em pesquisa, estímulo à interiorização e inovação tecnológica (BPI).
Publicado
2021-01-01
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.