ENSINO REMOTO E SEUS IMPACTOS NA PRÁTICA E SAÚDE DO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Gabriele Sousa Costa
  • Elysne Camelo, Francisca Valéria de Sousa, Lorena Aélio de Melo, Quitéria Alves Melo
  • Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro

Resumo

Sabe-se que o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, contribui na demanda emergente do ensino remoto e promoveu transformações significativas na prática docente. Ainda, nesse cenário, muitos profissionais tiveram sua vida e saúde prejudicadas. Nesse sentido, o presente estudo objetivou compreender o contexto de trabalho remoto e seus possíveis impactos à saúde docente ao longo da pandemia de Covid-19. Participou do estudo um professor da Educação Básica da rede pública de ensino de uma cidade do interior do Ceará. Considerando os riscos de contaminação e o cumprimento das medidas de segurança, realizou-se uma entrevista semi-estruturada, via Google Meet, a qual foram utilizadas imagens que caracterizavam o contexto de trabalho durante a pandemia, com duração de duas horas o encontro. O vídeo foi gravado, transcrito e analisado pela equipe de pesquisa do Laboratório de Práticas e Pesquisa em Psicologia e Educação. Em linha gerais, o debate empreendido durante a entrevista evidenciou a intensificação laboral relacionada a ampliação do tempo dedicado à realização de demandas, insatisfação com atividades impostas nos momentos de descanso, prejuízos à saúde diante a suspensão das práticas de autocuidado e a adoção de estratégias de enfrentamento para as dificuldades encontradas na profissão. A realização do estudo possibilitou a construção de um espaço dialógico, onde permitiu o docente refletir sobre suas condições de trabalho e o seu modo de agir frente aos desafios do ensino remoto. Agradecemos o financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) no Programa de bolsas de produtividade em pesquisa, estímulo à interiorização e inovação tecnológica (BPI).

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica