Estudo da carga cognitiva de trabalho em contexto orquestral: uma revisão de literatura
Resumo
A pesquisa a ser apresentada está sendo financiada pelo programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Esta pesquisa consiste em avaliar a carga cognitiva envolvida no trabalho do regente durante a performance com uma orquestra, tendo como objetivo avaliar as diferenças de carga cognitiva de trabalho entre os participantes. O objetivo do presente trabalho é apresentar dados coletados através de uma revisão de literatura feita em torno dos conceitos de carga cognitiva e carga cognitiva de trabalho, relacionando esses conhecimentos à atividade do regente em uma apresentação musical. Foram realizadas, a princípio, buscas no Portal de Periódicos da CAPES e, posteriormente, no Google Acadêmico e em outras revistas científicas, recorrendo ao uso de palavras-chave tanto em português quanto em inglês, a saber: carga cognitiva, carga cognitiva de trabalho, cognitive workload, cognitive load, mental effort and music, mental effort and orchestra, etc. Após a sintetização das diferentes definições encontradas, percebemos que a definição de carga cognitiva de trabalho se adequa melhor à compreensão do desempenho cognitivo do regente e dos músicos, tendo em vista que se refere à quantidade de demanda cognitiva necessária para a realização de uma tarefa específica. Diferentemente da carga cognitiva, entendida como o empreendimento cognitivo de maneira mais geral, a carga cognitiva de trabalho se aplica a ambientes mais específicos como o da aprendizagem e à habilidade multitarefa, ambos envolvidos no ato da regência. A compreensão dos processos cognitivos necessários ao desempenho de tarefas complexas nos permite pensar em modos de estruturar o ambiente para que o regente e os músicos possam atuar da forma mais eficaz possível.
Publicado
2021-01-01
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
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