Estudo de caso sobre o contexto de trabalho e saúde de um professor da rede pública durante a pandemia de COVID-19
Resumo
A crise sanitária ocasionada pela pandemia de COVID-19 afetou o setor da educação, bem como trouxe impactos para a saúde docente. A adoção do trabalho remoto transformou a prática pedagógica das escolas, o que fez com que os professores buscassem se reinventar no seu trabalho, diante de um contexto educacional novo, marcado pela necessidade de preparação de videoaulas, utilização de plataformas digitais, comunicação com alunos por aplicativo de celular, dentre outros. Nesse contexto, o objetivo desta investigação foi realizar estudo de caso sobre as vivências no trabalho home office de um professor de ensino fundamental da rede pública de uma cidade localizada no interior cearense, bem como as repercussões da pandemia de COVID-19 para sua saúde. Para tanto, foram realizadas entrevistas via google meet utilizando imagens mediadoras que representavam elementos do contexto laboral e de saúde. Os dados obtidos foram analisados a partir da ótica de análise construtivo-interpretativa dos conteúdos. Dentre os resultados, observou-se que houve o suporte institucional para com aprendizados das ferramentas tecnológicas, que facilitavam o ensino, como Google Agenda, Google Docs, Drive, entre outros. Entretanto, foi citada a falta de equipamentos adequados ao trabalho, como notebook e sinal de internet fraco. O docente destacou ainda que o trabalho preenchia as horas centrais do dia, em consequência disso os afazeres domésticos eram deixados de lado ou na responsabilidade de outra pessoa. Quanto à saúde, pode-se citar o cansaço e dores nas costas, decorrentes de passar várias horas em frente ao computador. Por fim, este estudo possibilitou compreender as repercussões da pandemia e do trabalho remoto na vida de um professor de ensino fundamental, além de proporcionar ao participante momento de elaboração e reflexão acerca de seu trabalho, seus desafios e conquistas. Agradecemos à FUNCAP pela concessão da bolsa BPI.
Publicado
2021-01-01
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
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