Estudo de caso: O exercício do trabalho docente em home office e o ensino na modalidade remota
Resumo
A pandemia de Covid-19 exigiu modificações no cotidiano dos trabalhadores, incluindo os docentes. Um dos maiores impactos resultantes nessa nova realidade foi a retomada das aulas através do ensino remoto, o que ocorreu em todos os níveis de ensino e gerou o aprendizado e adaptação das ferramentas de trabalho, bem como a ampliação de conhecimento de novos recursos e de estratégias didáticas. O presente artigo objetiva descrever através do relato de uma docente de Ensino Superior Público como tem sido essas modificações e sua percepção sobre esse modelo de ensino desenvolvido em home office. Os dados foram coletados a partir de entrevistas via Google Meet, em seguida transcritos e organizados em categorias de análise. A docente apresentou a partir da comparação do modelo presencial e remoto, o relatou que neste último tem sofrido com o aumento de demandas para a realização do trabalho, em consequência de maior preparação para aulas e atividades. Além disso, relatou a sensação de fiscalização por parte dos alunos para a ampliação de estratégias didáticas. Quanto à realização do trabalho em casa, apontou como ponto positivo, o conforto e como negativo, a invasão de privacidade. Apontou o sentimento de culpa devido aos momentos de lazer, mas apresentou o compromisso com exercícios físicos e a regulação do sono, com a finalidade de separar um momento distinto das exigências do trabalho cotidiano. Demonstrou quanto ao trabalho reprodutivo, o equilíbrio das tarefas de casa e do trabalho no mesmo espaço e/ou tempo. Por fim, demonstrou o sentimento de falta do contato humano no trabalho devido ao isolamento social. Como mencionado, o ensino remoto trouxe novos aspectos para a realização das atividades de trabalho. Pode-se perceber os desafios do ensino remoto como o aumento de atividades, a organização de tarefas de casa e do trabalho, ocorrido em meio ao isolamento social. Agradecemos ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC) pelo financiamento concedido.
Publicado
2021-01-01
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
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