Estudo de caso: trabalho docente home office e a precarização do trabalho
Resumo
A pandemia de Covid-19 forçou a mudança abrupta na dinâmica laboral de diversas categorias, dentre elas a docente. Nesse cenário, houve a suspensão do ensino presencial e adoção do ensino remoto, alteração que exigiu o aprendizado de novas habilidades e a adaptação do ambiente doméstico à atividade laboral. Este resumo trata-se de estudo de caso sobre a experiência de um docente de ensino fundamental, concursado em uma cidade no interior do Ceará, e a precarização do trabalho no contexto do ensino remoto. Os dados são oriundos de duas entrevistas realizadas via Google Meet e integra a pesquisa "Cotidiano na escola e suas repercussões na saúde docente", ainda em andamento. Os dados foram submetidos à análise construtivo-interpretativa. O docente relatou perda da privacidade; aumento na carga de trabalho doméstico e profissional; alteração no horário das aulas para abranger mais alunos, devido estes utilizarem o celular dos pais. A potencialização de energia despendida não foi acompanhada por reconhecimento profissional. Soma-se a isso, a redução salarial, elemento que indica o agravamento da precarização do trabalho, visto que o ambiente e os equipamentos passaram a ser de responsabilidade do trabalhador, o que levou à impossibilidade de adquirir recursos necessários à execução do trabalho. Este precisou ser realizado em meio a insuficiência de condições materiais do docente e dos alunos, e falta de suporte material por parte da rede de ensino. Houve ainda sobrecarga devido a redução no quadro de docentes da rede, o que demandou mais tempo de trabalho, apesar da redução salarial mencionada. Conclui-se portanto, que o trabalho home office impõe inúmeros desafios ao docente, que precisa, a despeito da carência de apoio efetivo da organização e da valorização do trabalho, manejar as precárias condições de trabalho para garantir a aprendizagem dos alunos. Agradecemos o financiamento concedido pelo Programa de Iniciação Científica (PiBIC).
Publicado
2021-01-01
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.