Estudo do Papel do Cérebro no Contexto da Música: Revisão dos Métodos Atualmente Disponíveis

Autores

  • Rafael Benvindo Holanda Mendes
  • Mateus Aragão Esmeraldo
  • Adeline Annelyse Marie Stervinou

Resumo

Nos últimos anos, houve um avanço rápido e vultoso no número de publicações voltadas ao estudo funcional do cérebro humano, fato que se deve especialmente ao surgimento e popularização de novos métodos de estudo de neuroimagem e de neurofisiologia. Entretanto, no contexto da Música, é perceptível a limitação de muitos destes métodos por não permitirem o estudo do cérebro do músico em ambientes realísticos durante a execução musical. Diante disso, o laboratório em Cognição e Música (UFC – Campus Sobral), com o apoio do programa BPI da FUNCAP, realizou uma revisão de literatura com o objetivo de identificar um método moderno, eficaz e acessível para estudar a carga cognitiva de regentes e músicos durante a regência orquestral por meio da comparação dos diversos métodos de neuroimagem e neurofisiológicos disponíveis atualmente. Esta revisão foi realizada a partir das plataformas Pubmed, Web of Science, Scielo, Google Scholar, Scopus e PsycINFO. Dentre os métodos estudados, o método funcional apareceu como o melhor conceituado para este tipo de estudo, em especial a Espectroscopia Funcional no Infravermelho Próximo (fNIRS). A fNIRS se apresentou como um método eficaz permitindo o estudo da fisiologia cerebral em situações dinâmicas, sendo executado por meio de um aparelho pequeno e portátil, sem restrições espaciais. Diversas publicações recentes aplicam este método com sucesso no estudo de músicos em situações de duetos e de criatividade musical por exemplo. Além disso, é um método seguro que funciona por meio de princípios ópticos, sem expor os voluntários a riscos significativos. Outra grande vantagem do método é que apresenta um custo muito inferior a métodos tradicionais, como a Ressonância Magnética Funcional. Pode-se concluir que o método funcional fNIRS garante uma maior possibilidade da realização efetiva do estudo apresentado, pontuando vantagens que permitem seu uso onde outros métodos se mostraram falhos, sendo este método adotado para o estudo abordado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica