Estudo sobre a Qualidade de Vida em Pessoas com Doença Celíaca: Projeto de Pesquisa.
Resumo
A Doença Celíaca (DC) é uma intolerância à ingestão do glúten em indivíduos geneticamente predispostos. Estudos com pessoas acometidas com DC apontam que as alterações no cotidiano, na vida social e as preocupações constantes são vivências comuns de uma pessoa celíaca e seus familiares que afetam a qualidade de vida. Portanto, o presente estudo tem como objetivo, a verificação da Qualidade de Vida de indivíduos diagnosticados com a Doença Celíaca. O estudo tem um desenho transversal e prospectivo, de forma a determinar os fatores psicossociais da Qualidade de Vida, em pessoas diagnosticadas com a Doença Celíaca que residem nas cidades da Mesorregião Noroeste do Estado do Ceará. A metodologia da análise de dados será a quantitativa, e os dados serão posteriormente analisados no SPSS, valendo-se da estatística descritiva e estatística inferencial. O estudo contará com uma amostra de 41 sujeitos diagnosticados com doença celíaca, que serão submetidas aos instrumentos de coleta selecionados: Questionário de doença celíaca (QDC) – índice relacionado a qualidade de vida e saúde de adultos portadores de doença celíaca, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) , assim como um questionário sociodemográfico e socioeconômico e de informações clínicas em uma população de pessoas com Doença Celíaca das cidades que compõe a Mesorregião Noroeste do Estado do Ceará Brasil. O projeto já foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.