Evasão Escola nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Estado do Ceará dos anos de 2010 a 2014

Autores

  • Carlos Victor Andrade de Brito
  • Igor Felismino Aragão, Thalia Oliveira Lima
  • Francisca Zilania Mariano

Resumo

O trabalho buscou analisar através de uma regressão linear múltipla o crescimento da evasão escolar dos alunos do nível médio nos municípios do Ceará. A análise feita no programa Stata leva em conta variáveis do meio escolar, transporte e o nível de produtividade, determinante na renda e busca por emprego dos alunos. Além disso, através do número de óbitos, traz à tona as estatísticas da violência e seu efeito sobre o abandono escolar. Os dados foram retirados dos sites da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e do DATASUS e compreendem um período de cinco anos (2010-2014). A questão da evasão escolar tem sido uma realidade em muitas escolas públicas de ensino médio no Ceará, uma vez que o aumento da taxa de evasão escolar gera preocupação e inúmeros prejuízos. Tal assunto tem sido muito debatido em diferentes âmbitos, visto que envolve uma temática tão importante que é a educação pública. Em pesquisas sobre o assunto, são abordadas inúmeras causas para o abandono escolar, entre elas, renda familiar, dificuldades de acesso à escola pelos alunos da zona rural, entre outros. A conclusão deste artigo aponta para uma relação negativa para o número de docentes e positiva para o número de óbitos e repetência. Logo, para municípios mais violentos e com mais alto nível de alunos repetentes, a evasão é maior. O mesmo pode ser observado nos municípios com menos professores compondo o corpo docente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica