INFLUÊNCIA DA L-CARNITINA NO CULTIVO DE FOLÍCULOS SECUNDÁRIOS ISOLADOS DE OVÁRIOS BOVINOS.
Resumo
A L-carnitina é um composto de amônio quaternário que apresenta potencial anti-apoptótico e antioxidante, sendo capaz de reduzir os níveis de produtos da peroxidação lipídica e peróxido de hidrogênio (H2O2). Devido a sua função no metabolismo energético e sua propriedade antioxidante, a L-carnitina também vem sendo utilizada na maturação de oócitos in vitro. Na produção in vitro de embriões bovinos a utilização da L-carnitina melhora a expansão do cumulus e aumenta a atividade mitocondrial, além de aumentar o funcionamento de energia das células. Desta maneira, o objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos da adição de diferentes concentrações de L-carnitina durante o cultivo in vitro de folículos secundários isolados de ovários bovinos. Para isso, fragmentos de tecido ovariano serão submetidos ao isolamento mecânico dos folículos secundários, que serão cultivados in vitro em meio TCM-199+ suplementado com diferentes concentrações de L-carnitina. Após o período de cultivo serão analisados parâmetros como morfologia, viabilidade, crescimento e taxa de formação de antro. Diante da metodologia supracitada, espera-se que a adição de L-carnitina em diferentes concentrações no cultivo in vitro de folículos isolados promova a ativação e o desenvolvimento folicular mantendo a morfologia e preservando a integridade da matriz extracelular e densidade do estroma, influenciando positivamente no crescimento, manutenção, viabilidade e taxa de formação de antro durante o cultivo in vitro de folículos secundários bovinos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.