Matricaria recutita reduz reabsorção óssea alveolar em camundongos submetidos à periodontite
Resumo
A periodontite, caracterizada por uma inflamação crônica em resposta a micro-organismos específicos, é uma doença que resulta em reabsorção óssea alveolar e perda do dente. A Matricaria recutita (MTR), popularmente conhecida como camomila, destaca-se devido a seus efeitos antioxidantes, antibacterianos e anti-inflamatórios. Assim, objetivou-se avaliar a atividade antirreabsortiva da camomila em um modelo de periodontite em camundongos. Para isso, 30 camundongos Swiss foram utilizados em ensaios de periodontite induzida por ligadura, divididos em grupos: Naive; TW80, que receberam diariamente por gavagem 10 µl/kg de TW80; e MTR nas doses de 10, 30 e 90 mg/kg-gavagem (CEUA número 05/19). A periodontite foi induzida pela inserção de um fio de algodão (4.0) ao redor dos primeiros molares inferiores. Após 14 dias da indução da periodontite, os animais foram eutanasiados, e suas mandíbulas foram removidas para análise da reabsorção óssea alveolar (ROA). O fígado e o rim dos animais também foram removidos e correlacionados ao peso dos animais, para obtenção dos respectivos índices. A colocação do fio de algodão em torno dos primeiros molares mandibulares de camundongos induziu uma significante ROA nos animais que receberam somente veículo (TW80) em relação aos animais em que a periodontite não foi induzida (Naive). Por sua vez, a maior dose de MTR reduziu de forma significante a ROA em comparação ao grupo recebeu TW80. Além disso, a administração da MTR por 14 dias não causou qualquer alteração nos índices hepático ou renal. Portanto, pode-se concluir que a MTR apresentou efeito antirreabsortivo em um modelo de periodontite em camundongos, sem causar alterações do fígado, rim e baço. No entanto, ainda é necessário investigar por quais vias a MTR promove esse efeito antirreabsortivo. APOIO: PIBIC-UFC.
Publicado
2021-01-01
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.