O impacto das artes no controle da ansiedade coletiva vivenciada durante a pandemia da COVID-19
Resumo
A pandemia causada pelo novo coronavírus, que se iniciou em dezembro de 2019, impôs novas regras sociais. As medidas preventivas adotadas para a contenção do vírus, principalmente o distanciamento social, tiveram importância significativa na saúde da população. Além da preocupação com o próprio vírus, a população teve que lidar com dificuldades financeiras, desemprego, imposição do trabalho remoto, entre outros. Uma situação de incerteza e medo também se instalou mediante a divulgação de informações falsas (fake news) sobre a COVID-19. Diante dessa nova situação infere-se que a saúde mental da população ficou fragilizada e que sensações de medo e ansiedade tomaram conta do cotidiano das pessoas. A partir destas observações, como membros do grupo de pesquisa do Laboratório em Cognição e Música da UFC Campus de Sobral apontamos dois questionamentos: do ponto de vista cognitivo, como as diferentes formas de artes podem amenizar os efeitos da ansiedade durante a quarentena? O acesso a internet e as condições sociais influenciam neste processo? Para responder às questões acima levantadas, vemos as ciências cognitivas como um aporte necessário. Vários estudos demonstraram que a ansiedade provoca déficits nas funções cognitivas, podendo assim afetar todo o funcionamento cognitivo do indivíduo. Até o momento, uma pesquisa bibliográfica detalhada permitiu apontar o papel negativo das notícias falsas na saúde mental da população, e delimitar que as “artes do fazer” (apresentadas por Certeau) enquanto ações cotidianas, como cozinhar, desenhar, costurar, dialogar, pintar, dentre outras ações, surgem como uma alternativa para amenizar os impactos de ansiedade e medo coletivo na população. A partir dessas referências coletadas realizaremos, em uma segunda etapa, um questionário que será encaminhado para várias famílias de todos níveis sociais no intuito de entender, pelo viés cognitivo, a relação das “artes do fazer” na ansiedade e medo ocasionados pela pandemia da COVID-19.
Publicado
2021-01-01
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.