PRINCIPAIS TESTES MECÂNICOS UTILIZADOS PARA AVALIAÇÃO DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS ADESIVOS: REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Os testes mecânicos laboratoriais são extremamente importantes e necessários antes que os materiais adesivos odontológicos sejam utilizados na prática clínica. O objetivo desse estudo foi buscar na Literatura os tipos de testes mecânicos mais utilizados em materiais odontológicos adesivos. Trata-se de uma revisão integrativa que abrangeu busca bibliográfica na base dados PubMed. Foram utilizados os termos: ("Mechanical stress" OR "Mechanical stresses" OR "Stresses, mechanical") AND ("composite resin" OR "Resin, composite" OR "Resins, composite"), referentes aos últimos 5 anos que estivessem disponíveis na íntegra. Foram encontrados 92 artigos. Foram excluídos artigos de revisão e estudos que avaliassem cerâmicas ou cimentos resinosos e incluídos avaliações de resinas compostas e sistemas adesivos, sendo selecionados 8 artigos. O teste de flexão de 3 pontos e módulo de elasticidade foram os testes mais realizados nos estudos selecionados. Teste de tração foi realizado em um estudo que avaliava reparo de restaurações. Teste de compressão foi usado para avaliar resistência à fratura de elemento dental restaurado. Dois estudos avaliaram a dureza de superfície. A maioria dos artigos fizeram protocolos de envelhecimento antes dos testes mecânicos, sendo a ciclagem térmica a mais citada. Esse teste é utilizado principalmente para mimetizar situações de mudança de temperatura do meio bucal. O armazenamento em água também foi citado como protocolo de envelhecimento. Os testes mecânicos em associação com protocolos de envelhecimento são usados em diversos tipos de avaliações dos materiais resinosos e permitem aferir se os materiais apresentam requisitos mínimos de resistência para uso clínico, sendo importantes para formulação ou modificação desses materiais. Agradecimento: FUNCAP/BPI (02/2020)Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.