Práticas Musicais no Currículo Escolar do Município de Sobral: dialogando com Professores de Arte
Resumo
Este trabalho tem como intuito ampliar as investigações em torno das práticas musicais existentes no currículo das escolas de Ensino Fundamental (Séries Finais) da rede de ensino municipal de Sobral - Ceará, a partir de diálogos com professores de Arte, visando compreender o cotidiano da educação musical no contexto educacional local. Contudo, uma questão central surge no decorrer desta trajetória investigativa: Quais as práticas musicais cotidianas elaboradas pelo(a)s professore(a)s de Arte e como tais ações se constituem no currículo das escolas da rede de ensino municipal de Sobral? Para tanto, este trabalho tem como objetivo principal identificar e investigar as práticas musicais curriculares realizadas no contexto do Ensino Fundamental (Séries Finais) a partir da análise das narrativas do(a)s professore(a)s de Arte da rede pública de ensino de Sobral (CE). A abordagem metodológica desta investigação se caracteriza como uma pesquisa do tipo qualitativa, por considerar o ambiente e os participantes da pesquisa como fonte direta de dados e, também, porque proporciona uma compreensão ampliada em torno do objeto estudado, tendo em vista as múltiplas perspectivas das narrativas apresentadas no decorrer do trabalho. O método escolhido para a coleta de dados da pesquisa é a entrevista, a ser realizada de forma virtual, tendo como guia um roteiro de perguntas semiestruturado. Como resultado, espera-se que a pesquisa contribua para compreensão do panorama local acerca do ensino de música nas escolas da rede de ensino municipal da cidade de Sobral e, também, proporcione caminhos e perspectivas para o enfrentamento dos desafios relacionados com a implementação de um trabalho permanente de educação musical no currículo das escolas municipais de Sobral-Ce.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
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