Revisão bibliográfica sobre métodos de machine learning com aplicações
Resumo
Interface Homem Máquina (IHM) permite com que o homem se conecte com o computador na realização das tarefas desejadas. Para tais realizações, utiliza-se métodos como o machine learning, que treina algoritmos para aprender padrões e previsões a partir de dados, utilizando-se de classificadores tais como KNN, árvore de decisão, Naive Bayes, SVM, etc. Também se faz uso de regressão linear, um dos conceitos estatísticos mais utilizados no machine learning. Sua denominação se dá por ser uma reta traçada a partir de uma relação em um diagrama de dispersão que possibilita realizar previsões. Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo de revisão bibliográfica realizado pela bolsista, no período de vigência da bolsa, e as possíveis aplicações para este conhecimento. Como parte do conhecimento adquirido pelo bolsista tem-se ênfase no tratamento de informações a partir de um banco de dados, tal tratamento pode ser aplicado em diversas áreas no dia-a-dia seja para saber o diagnóstico de doenças ou para o gerente de um banco saber se poderá contemplar um cliente com um empréstimo. Outras formas de exemplos são os cadastros de pacientes em um hospital, característica e aspectos de comportamentos de determinadas doenças, formato e tamanho de objetos, cadastro de pessoas juridicas em banco, entre outros. A partir desse estudo a bolsista estará apta para a aplicação de seu conhecimento na pesquisa Interface Homem Máquina (IHM) visando o auxílio ao uso de computadores para pessoas com deficiência.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.