A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE MÚSICA E A EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA DO ALUNO.

Autores

  • Lilia Virginia Dias Braga
  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes

Resumo

O presente trabalho é fruto da proposta de pesquisa apresentada ao curso de mestrado profissional de Artes (PROFARTES), na Universidade Federal do Ceará (UFC), na Linha de Pesquisa Processo de Ensino, Aprendizagem e Criação de Artes. O estudo está em fase inicial e tem com objetivo geral compreender a relação entre o ensino de música e a educação da sensibilidade, a partir da experiência artística do aluno. Busca-se saber, de que maneira se dá a relação entre o ensino de música e a educação da sensibilidade. O engajamento musical transformativo (O'NEILL, 2012), que propõe mudanças de paradigmas na educação musical e que, entre os diversos aspectos dessa teoria, ressalta que não se deve descontextualizar os aprendentes de música de suas experiências de vida cotidiana e de seus contextos culturais, é um referencial teórico central da investigação. Também são elementos relevantes: o sentido da experiência para os indivíduos (LAROSSA, 2002); o conceito de identidade sonora; a educação musical diante da diversidade e os saberes necessários às práticas docentes. Nessa primeira fase da pesquisa, o caráter bibliográfico norteia a trajetória metodológica, por partir de conhecimentos sistematizados em publicações de teóricos estudiosos do tema. Nesse sentido, compreende-se a necessidade de se considerar o contexto em que o ensino de música é apresentado, as singularidades e as diversas formas possíveis de significá-los. A partir dessa abertura é possível elaborar estratégias pedagógicas para uma “criação musical” coletiva e dialogada que deverão ser postas em práticas em turmas de artes de escolas fundamentais públicas do Piauí. Como resultado, espera-se ampliar a discussão e fomentar práticas escolares voltadas para uma educação musical inclusiva, reflexiva e integrativa da experiência, onde os sujeitos saiam da perspectiva do ser para o tornar-se um aprendente de música, correlacionando educação musical e educação da sensibilidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação