ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Croton tetradenius Baill. E Croton pulegiodorus Baill. CONTRA ISOLADOS DE Enterococcus resistente à Vancomicina.
Resumo
A ameaça de infecção por Enterococcus sp intratáveis e a possibilidade de a resistência à vancomicina se espalhar para pneumococos e estafilococos, defendem a importância de novas possibilidade de matérias prima com atividade antimicrobiana para tratar rapidamente a infecção por este agente. Em meio as plantas com potencial terapêutico, o gênero Croton (Euphorbiaceae) possui mais de 1200 espécies e distribuição pantropical. O objetivo deste trabalho será avaliar a composição química e atividade antimicrobiana do óleo essencial de C. tetradenius Baill. (OECT) e C. pulegiodorus Baill. (OECP) contra isolados de Enterococcus e o sinergismo com antibióticos convencionais. Para a extração dos óleos essenciais as folhas das espécies coletadas serão, individualmente, submetidas a hidrodestilação, utilizando aparato tipo Cleavenger. A identificação dos compostos voláteis dos OECT e OECP será realizada utilizando cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas para análise qualitativa e cromatografia gasosa com detector de ionização de chamas para análise quantitativa. Para avaliar a atividade antimicrobiana serão realizados testes de disco-difusão, concentração inibitória mínima (CIM), curva de crescimento e ensaio de checkerboard. Esperamos assim encontrar atividade antimicrobiana contra Enterococcus resistente à vancomicina. Além de um composto com um risco mínimo de desencadear resistência dos microrganismos patogênicos, uma vez que estes produtos são uma mistura complexa de diversas substâncias com propriedades antimicrobianas atuando por múltiplos mecanismos, deste modo a probabilidade de se descobrir uma matéria prima que possua sinergismo com as drogas convencionais.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.