AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO LASER DE BAIXA POTÊNCIA NA REDUÇÃO DE DOR, TRISMO E EDEMA APÓS EXTRAÇÃO DE TERCEIRO MOLAR INFERIOR: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Resumo
No âmbito da odontologia, a cirurgia oral menor é representada principalmente pela extração de terceiros molares, que por sua vez, são atos cirúrgicos invasivos que causam desconfortos ao paciente, como dor, edema e trísmo, que afetam a qualidade de vida dos pacientes no pós-operatório. Diante disto, a utilização de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para um controle eficiente desses desconfortos pós-operatórios é imprescindível. Entretanto, esses medicamentos, por vezes, podem gerar efeitos adversos aos pacientes, tornando importante a busca por métodos alternativos de controle pós-operatório que não causem efeitos colaterais. Desse modo, vários métodos estão sendo estudados, como fatores biológicos, técnicas cirúrgicas menos invasivas e terapias a laser. Destacamos que a utilização do laser na odontologia é descrita pela primeira vez por Masters e Cols em 1971 e atualmente apresenta aplicações numerosas, seja através de aplicação em pacientes com mucosites, úlceras aftosas recorrentes, hipersensibilidade dentinária, gengivectomias, distúrbios temporo-mandibulares, reparação de parestesias e entre outras, contudo, sua eficácia no controle de dor, edema e trísmo após extração de terceiros molares está sendo estudada e os resultados são variados, gerando controvérsias. Vale ressaltar que mesmo com resultados divergentes, todos os autores que se dedicam ao assunto reforçam que mais estudos bem delineados de ensaios clínicos randomizados e cegos devem ser conduzidos para que seja possível chegar a uma conclusão definitiva a respeito dos efeitos da terapia com laser de baixa intensidade na reparação pós-cirúrgica de extração de terceiros molares. Portanto, este projeto tem como objetivo avaliar a eficiência do uso do laser de baixa potência na redução de dor, trísmo e edema associados a extração de terceiros molares inferiores através de um ensaio clínico randomizado, triplo cego e de boca dividida, seguindo critérios rigorosos para controles de vieses.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.