AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO QUE REALIZAM TRATAMENTO NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL
Resumo
O Câncer de Cabeça de Pescoço (CCP), constitui a sexta causa de morte por câncer. Anualmente, são diagnosticados aproximadamente 200 mil casos novos. Após o diagnóstico, o tratamento destas neoplasias, podem acarretar deterioração de funções básicas, como mastigação, respiração, salivação, deglutição e fala podendo gerar repercussões importantes na qualidade de vida, tanto para os pacientes afetados quanto para seus familiares. Diante disso, o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade de vida de pacientes portadores de CCP que realizam tratamento radioterápico na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Para isto, foram aplicados questionários da Universidade de Washington (UW-QOL) em três momentos distintos: T1 entre 1ª e 12ª sessão de radioterapia, T2 entre 13ª e 24ª sessão e T3 entre a 25ª e 35ª sessão. O questionário avalia funções específicas da região de cabeça e pescoço, bem como a atividade, recreação, dor, humor e ansiedade, cada questão apresenta de três a cinco categorias de resposta com escores variando de 0 (pior) a 100 (melhor). Os dados foram coletados entre janeiro a agosto de 2021. 82,2 % dos participantes são do sexo masculino com idade variando entre 55 e 80 anos. O tipo de câncer com maior incidência de diagnóstico foi carcinoma espinoceluar, acometendo principalmente região de orofaringe.. Foi observado que os domínios dor, atividades, salivação e paladar apresentaram mudanças para pior entre T1, T2 e T3. Diante disso, percebe-se que avaliação de qualidade de vida nessa população de pacientes pode ajudar à melhor compreensão do real impacto da doença e seu tratamento na vida dos indivíduos.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.