Abordagem tensorial para separação de fontes em sinais ECG com fibrilação atrial
Resumo
As doenças cardíacas são patologias bastante comuns que ocasionam uma alta taxa de mortalidade por todo o mundo, algumas dessas doenças podem mudar o ritmo de contração do músculo cardíaco e provocar as chamadas arritmias cardíacas. A fibrilação atrial (FA),é identificada como a arritmia cardíaca mais frequente na prática clínica e os cardiologistas geralmente analisam a atividade atrial (AA) através do eletrocardiograma (ECG) para o diagnóstico de FA. Durante a AA, ocorre simultaneamente a despolarização dos ventrículos, ou atividade ventricular (VA), que realiza uma sobreposição nos sinais AA e acaba comprometendo o estudo da condição cardíaca. Portanto, a extração de AA livre de interferências se torna peça fundamental para uma melhor compreensão de FA. Como visto na literatura recente, os sinais AA e VA são considerados linearmente independentes, com isso, técnicas matriciais inseridas na separação cega de fontes (BSS), são utilizadas para realizar a extração de AA. Em problemas de BSS, uma nova abordagem a partir da álgebra multilinear vem sendo recentemente utilizada, essas aplicações buscam realizar a modelagem dos dados com auxílio do conceito de tensor e das decomposições tensoriais. A utilização dessa modelagem mostrou-se bastante apropriada para representação dos dados biomédicos, onde naturalmente possuem várias dimensões, como: o ECG, eletroencefalograma (EEG) e na ressonância magnética (MRI). Em muitas aplicações e de diferentes domínios, trouxe uma melhoria geral nos resultados em comparação com tradicionais técnicas que utilizam a abordagem matricial. Portanto, o objetivo desse trabalho, será expor uma visão geral da problemática da extração de AA com abordagem tensorial e, validar a utilização dessa modelagem através da apresentação dos experimentos iniciais dessa linha de pesquisa.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.