Avaliação das ferramentas de apoio a crianças com asma baseadas em tecnologias associadas a web e a dispositivos móveis.
Resumo
Introdução: Asma é uma doença heterogênea, geralmente caracterizada por inflamação crônica das vias aéreas. A OMS estima que 339 milhões de pessoas têm asma, sendo um problema de saúde pública com maior morbidade nos países de baixa renda. Em 2013, ocorreram 129.728 internações e 2.047 mortes por asma no Brasil. O custo da asma não controlada é muito elevado para o sistema de saúde e para as famílias. Em casos de asma grave, estima-se que essa comprometa mais de um quarto da renda familiar entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas esse custo pode ser significativamente reduzido com o controle adequado da doença. Uma nova geração de tecnologias digitais de saúde oferece a oportunidade de melhorar a adesão e o controle da asma. O propósito deste projeto é analisar as ferramentas de apoio a crianças com asma baseadas em tecnologias associadas a web e a dispositivos móveis. Metodologia: Avaliar as diferentes tecnologias disponíveis através de uma revisão sistemática, realizada por meio de busca de artigos no PubMed e Embase, que avaliou as atuais evidências em tecnologias baseadas na web e dispositivos móveis no apoio e acompanhamento de crianças com asma. Essa avaliação buscou tecnologias que proporcionem uma diminuição das exacerbações das crises asmáticas e posterior diminuição de idas a emergências hospitalares, além de melhor qualidade de vida. Resultados preliminares: A alocação dos artigos na revisão sistemática foi feita considerando as orientações do PRISMA para avaliar a qualidade dos estudos e análise estatística apropriada. Todos os registros foram julgados quanto à elegibilidade por 2 revisores independentes. Os artigos foram incluídos se o desenho de estudo atendesse os requisitos de um ensaio clínico controlado ou uma coorte prospectiva utilizando crianças com asma. Comparamos amostras, características de intervenção, medição de desfechos e resultados, bem como resultados de saúde adicionais entre os estudos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.