Avaliação dos efeitos do óleo essencial de Lippia sidoides e do timol durante o cultivo in vitro de folículos pré-antrais inclusos no tecido ovariano de bovinos
Resumo
O cultivo in vitro de folículos ovarianos pré-antrais bovinos pode contribuir para aumentar a disponibilidade de oócitos aptos a subsidiar a produção in vitro de embriões. No entanto, o desenvolvimento in vitro desses gametas enfrenta limitações como a ocorrência de estresse oxidativo durante o cultivo. Por esse motivo, a suplementação do meio de cultivo com substâncias antioxidantes como os óleos essenciais têm sido proposta. Com esse propósito, o óleo essencial de Lippia sidoides e seu componente majoritário Timol apresentam-se como excelentes alternativas. Estudos anteriores com essa espécie identificaram a presença em seu óleo essencial de flavonoides, quinonas e triterpenos, lignanas, esteroides livres e glicosilados e ácidos orgânicos, moléculas com importante ação antioxidante. Contudo, ainda são desconhecidos os efeitos desses compostos durante o desenvolvimento in vitro de folículos ovariano pré-antrais inclusos no tecido ovariano de bovinos. Assim, esta proposta tem como objetivo avaliar os efeitos da adição de diferentes concentrações do óleo essencial de Lippia sidoides ou do Timol durante o cultivo in vitro de tecido ovariano bovino. Para isso, tecido ovariano proveniente de ovários bovinos, será cultivado durante 6 dias na presença do óleo essencial de Lippia sidoides (3.200, 1.600, 800, 400 μg/mL) ou do Timol (3.200, 1.600, 800, 400 μg/mL). As condições de cultivo serão a 38,5ºC e 5% CO2 em ar. Após o cultivo, o tecido será avaliado por histologia clássica; coloração com Picrosirius red e microscopia eletrônica de transmissão com objetivo de verificar a viabilidade dos folículos e do tecido. Os dados serão avaliados estatisticamente através do software GraphPad Prisma (5.0) e as diferenças serão consideradas significativas quando P<0,05. Espera-se que esses compostos possam contribuir para a ativação e desenvolvimento folicular mantendo a morfologia celular adequada, preservando a integridade da matriz extracelular e a densidade estromal adequada.
Publicado
2021-01-01
Seção
XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.