COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA COLABORATIVA INTERPROFISSIONAL

Autores

  • Karla da Silva Machado
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo

A prática interprofissional colaborativa em saúde constitui uma estratégia inovadora para a superação da crise mundial nos serviços de saúde. A prática profissional baseada em competências tem sido apontada por diversos estudos como capaz de contribuir para aumentar a qualidade da atenção à saúde. Para a compreensão do desenvolvimento de competências na atuação dos profissionais de saúde, recorreu-se à investigação dos painéis e matrizes de competências colaborativas que vêm sendo desenvolvidas a partir de experiências de diversos países sobre a educação interprofissional. A partir da busca na literatura, identificou-se dois principais referenciais: os estudos do Canadian Interprofessional Health Collaborative (CIHC) e do grupo norte americano Interprofessional Education Collaborative (IPEC). O CIHC descreve seis domínios de competências, são eles: esclarecimento de papéis; funcionamento da equipe; centralidade do cuidado na comunidade/ paciente/ família; liderança colaborativa; comunicação interprofissional e resolução de conflitos interprofissionais. O painel desenvolvido pelo IPEC, denominado de competências essenciais (core competencies) é composto por 4 competências e suas 39 sub-competências. A partir da leitura e tradução dos materiais constatou-se que dentre as principais contribuições dos painéis de competências está a possibilidade de seu uso para avaliar a implantação e o desenvolvimento da educação interprofissional e da prática interprofissional colaborativa. Verifica-se a necessidade de realização de estudos que apontem para o desenvolvimento de competências para o efetivo desenvolvimento da prática colaborativa interprofissional, considerando as melhorias da qualidade dos serviços ofertados, bem como a formação profissional baseada no desenvolvimento de competências para uma efetiva prática interprofissional colaborativa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa de Pós-Graduação